Na segunda (na qual foi o aniversário dela de 20 anos), Alessia Cara lançou o clipe de “Scars To Your Beautiful“, o terceiro single do excelente álbum do ano passado “Know-It-All“. A música é mais do que só um hino encorajador; é uma afirmação de amor próprio e aceitação. O vídeo, idealizado pela própria Alessia, conta com a participação de sobreviventes do câncer, pessoas transgênero, e outros contando suas histórias e aceitando sua própria beleza. Nós já ouvimos músicas como essa no passado, mas conforme Alessia se aproxima do pódio como uma das vozes pop mais proeminentes da sua geração, essa é uma mensagem que precisa ser repetida de novo e de novo. Os fãs dela vão ter isso ao vivo mais uma vez, visto que Alessia – que acabou de terminar a turnê com o Coldplay – está preparando a sua turnê “Know-It-All Part Two” para o outono. Alessia recentemente falou com o Cosmopolitan.com sobre o conceito por trás do vídeo, e como o tema da música é algo que todos precisam ouvir – até mesmo aqueles que estão sob os holofotes.

Então, o vídeo de “Scars To Your Beautiful” me fez chorar.

Sério? Oh, eu estou feliz! Bem, quer dizer, eu não estou feliz porque você chorou, mas eu estou feliz pelo fato de ter te afetado. Eu acho que esse era nosso objetivo – fazer as pessoas sentirem alguma coisa.

Esse foi um vídeo muito poderoso, mas a música sozinha também é poderosa. É tipo uma versão contemporânea de “Unpretty” do TLC.

Sim, sim! E também tipo a “Beautiful” da Christina Aguilera. Algumas artistas femininas já fizeram isso no passado, e eu queria colocar minha própria visão pois eu acho que lembretes e músicas falando sobre isso nunca são demais. Foi importante colocar isso nas minhas próprias palavras e lembrar as pessoas de que elas são bonitas de qualquer jeito.

Como você teve a ideia do conceito do vídeo?

Eu queria fazer um vídeo desse tipo há muito tempo. Já que nós tínhamos essa música – e já que nós sabíamos que seria um single – eu tive essa visão de várias cenas cinematográficas de diferente tipos de pessoas. Eu queria todos os tipos de pessoas – novos, velhos, qualquer que fosse a situação deles, se tivesse cicatrizes à mostra ou não – apenas um grupo de mulheres diferentes, e tem alguns homens também porque a música também pode atingir os homens. Mas eu queria cenas reais de pessoas reais contando suas histórias, e mostrando a história através de pequenas vinhetas.

A JoJo também está no vídeo. Como ela foi parar lá?

Ah meu Deus, ela é incrível. Nós temos a mesma equipe de gerenciamento e nós nos conhecemos há um tempinho. Ela tem apoiado minha música há um tempo e eu sempre a amei, então nós apenas perguntamos se ela queria fazer parte e ela disse “Sim!” Foi bem legal tê-la lá, porque eu pensei que seria importante ter uma figura pública no vídeo. Na maioria das vezes, as pessoas não percebem que figuras públicas têm inseguranças também. Eles estão sempre nos holofotes e eles parecem estar com tudo certo, mas eles nem sempre estão, sabe? É na verdade bem difícil ser pública, ser uma mulher e se sentir confiante todos os dias, com todas as redes sociais e todas as opiniões das pessoas.

Você também teve esses sentimentos vindo direto do ensino médio até ser uma estrela?

Definitivamente um pouco, sim, porque você não sabe exatamente o que esperar, certo? Eu comecei lá pelos 17, 18 quando eu realmente entrei nisso tudo, e sendo uma adolescente, eu não tinha certeza de mim mesma. Quando nós somos jovens assim, independentemente se estamos na indústria ou não, nós ainda estamos tentando nos descobrir e nós ainda estamos tentando amar a nós próprios na melhor forma. Quando você está entrando nesse mundo da indústria, isso pode adicionar mais estresse e mais confusão. Tem muitas opiniões sendo jogadas em você e é quase como se você não soubesse em qual acreditar ou se você deve acreditar em alguma delas, e você está apenas tentando bloquear todo o barulho e descobrir a si mesmo. Mas é difícil fazer isso quando têm muitas opiniões sobre você e o que você deve ser. Uma vez eu aprendi a bloquear isso, eu meio que ouvi à mim mesma e descobri quem eu realmente sou. Eu acho que estou muito mais confortável agora do que quando eu comecei, com certeza.

Os fãs chegaram à mensagem por trás de Scars To Your Beautiful?

Sim, toda hora, na verdade. A maioria das mensagens que eu recebo sobre as minhas músicas são geralmente sobre essa música, o que é bastante impactante e incrível porque, com certeza, esse é o objetivo da música. Eu estou bem feliz que isso está ressoando com as pessoas. Não são só mulheres novas, às vezes são mulheres mais velhas, e eu recebo mensagens de meninos também dizendo que eles apreciam a música, a sentem e a entendem, o que é muito bonito. Até mesmo quando eu a performo, eu sinto que as pessoas estão bem emocionadas na audiência, o que é bonito pra mim porque, novamente, por isso que eu fiz a música. Eu quero que as pessoas sintam algo. Eu quero que as pessoas sintam que elas não estão sozinhas.

 

Clique aqui e veja a matéria original no site da Cosmopolitan.