Life comes at you fast
Alessia Caracciolo nasceu no dia 11 de julho de 1996 em Mississauga (Ontario – Canadá) e se mudou para Brampton aos 4 anos; ambas cidades situadas na região metropolitana de Toronto. É a filha mais velha de Vincenzo – canadense mas que constantemente viajava para a Itália por conta de seus parentes – e Enza Caracciolo – imigrante italiana criada na região da Calábria que, mesmo com pouca noção de inglês, se mudou para o Canadá para tentar a sorte. Além de vários primos, Alessia tem um irmão caçula chamado Dario.
Cresceu em uma família tradicional e restrita que nunca permitia que fizesse muita coisa. Quando pequena, não gostava muito de conversar e chegava a ser tão calada que seus professores viviam perguntando se havia acontecido algo em casa. Escrevia poesias e fazia teatro; já havia tentado escrever suas próprias canções mas, segundo ela mesma, suas letras eram horríveis por não possuir conhecimento algum de composição. Aos dez anos começou a tocar violão e aprendeu sozinha a tocar várias músicas.
Cresceu ouvindo tudo que seus pais ouviam: seu pai gostava muito de Beatles, Queen, Elvis, Michael Jackson; sua mãe ouvia música italiana contemporânea como Tiziano Ferro, Eros Ramazzotti e Laura Pausini. Alessia também adorava canções pop, porém reconhecia que sua voz não encaixava naturalmente no estilo. Foi quando descobriu o R&B que realmente se apaixonou: Amy Winehouse, Frank Ocean, Lianne La Havas e Frank Sinatra são algumas de suas influencias musicais.
Cara era muito tímida e, como uma forma de se soltar mais, ela criou um canal no YouTube aos 13 anos onde publicava covers como uma forma de “cantar para as pessoas sem estar realmente na frente delas”. Os principais instrumentos utilizados nos vídeo eram violão e ukulele. Ela não gostava de atrapalhar seu pai e ainda como consequência da timidez ela gravava grande parte de seus vídeos dentro do closet para não incomodar com o barulho.
[+] CURIOSIDADES
Went from “when boredom strikes” to “Ms. Star on the Rise”
Foi com o cover de “Sweater Weather” do The Neighbourhood que foi contatada pela EP Entertainment, sua gravadora. Em 2014, aos 18 anos, assinou com a EP e Def Jam Recordings, apesar de já ter começado a trabalhar em músicas autorais um tempinho antes com Sebastian Kole e Kuya Productions. O primeiro single, “Here”, foi lançado em abril de 2015 através do The FADER e acumulou mais de 500 mil reproduções em sua primeira semana. No início de 2016 atingiu a 5ª posição da Billboard Hot 100. A canção retrata a experiência da canadense em uma festa em que se sentiu completamente deslocada, não que necessariamente odeie todas as festas. Inclusive, algumas pessoas que estavam nessa festa foram convidadas para o videoclipe oficial.
Cara trabalhou com Pop & Oak (Rihanna, Nicki Minaj) e Sebastian Kole no “Four Pink Walls”, extended play (EP) lançado dia 28 de agosto de 2015 contendo apenas 5 canções: “Seventeen”, “Here”, “Outlaws”, “I’m Yours” e a faixa título. Mesmo sendo apenas um gostinho do álbum que ainda estava a caminho, o EP teve um ótimo nível de aprovação: estreou na parada de álbuns da Billboard estadunidense em #31 e na canadense em #11, além de possuir média de 74 pontos no Metacritic.
Em 13 de novembro do mesmo ano foi lançado seu primeiro álbum de estúdio, “Know-It-All”, apenas nos Estados Unidos e Canadá. A versão standard possui apenas 10 faixas, sendo a primeira parte as mesmas canções do EP; a versão deluxe norte-americana possui 3 faixas bônus. Disputando com lançamentos de Justin Bieber e One Direction, teve uma estreia de #9 na Billboard 200 (Estados Unidos) e #8 na Canadian Albums, enquanto sua média no Metacritic foi de 70.
Em 11 de março de 2016, o álbum foi lançado mundialmente com mais 2 faixas: a versão original de “I’m Yours” e uma apresentação acústica de “Wild Things”.
[+] DISCOGRAFIA
Good girls don’t make history
O nome de Alessia na indústria fonográfica foi traçado lentamente: “Here” é a canção que levou mais tempo para atingir o topo das rádios pop; “Know-It-All” demorou mais de 1 ano para receber certificado de platina; suas primeiras indicações ao Grammy Awards vieram somente em 2018.
Depois de realizar duas turnês (Know-It-All Tour partes 1 e 2) e abrir os shows do Coldplay na A Head Full of Dreams Tour em 2016, Cara tomou o ano seguinte para descansar e produzir seu novo álbum – mas suas férias não significavam descanso total. Em 2017, o terceiro single do “Know-It-All”, “Scars To Your Beautiful”, atingiu o top 10 da Hot 100 na 8ª posição, permanecendo no top 100 por 43 semanas. “Stay”, parceria com o DJ Zedd, foi lançada dia 23 de fevereiro e foi um dos maiores hits dance do ano, atingindo o topo das rádios pop e 7ª posição na Hot 100.
O rapper Logic lançou “1-800-273-8255” com Alessia Cara e Khalid como single promocional do álbum “Everybody” em abril de 2017. Em 17 de agosto foi lançado o videoclipe, estrelado por Coy Stewart e Nolan Gould. A canção impulsionou as ligações ao Centro de Valorização da Vida (que é o título da canção) após a performance no Video Music Awards e, além de ser o maior sucesso dos três artistas na Hot 100 (#3), recebeu duas indicações ao Grammy: Best Music Video e Song of the Year; no entanto, o primeiro gramofone que Alessia levou para casa foi de Best New Artist.
There’s truth in every word I write
Após sua vitória no Grammy, Cara enfrentou alguns comentários de haters em suas redes sociais. “Eu estou ciente de que a minha música não foi lançada ontem e estou ciente de que, sim, minha música se tornou bastante popular no ano passado”, disse em um post no Instagram. “Apesar das minhas inúmeras inseguranças, foi-me mostrado que o que eu tenho criado vale algo e que as pessoas se importam”, continuou.
Com “Growing Pains”, Alessia introduziu sua nova era: The Pains of Growing. O lead single de seu segundo álbum foi lançado em junho de 2018 e seu videoclipe foi gravado em Barcelona. Realizado em apenas um take (com exceção da cena final), o vídeo mostra a história por trás do famigerado terno; em um galpão abandonado, ela deita em uma maca enquanto alfaiates mascarados o confeccionam. Usado durante maior parte da era, o terno grande representa visualmente a fase adulta por todas ansiedades e obrigações que sobrecarregam o indivíduo.
No aniversário de Alessia (11 de julho), “A Little More” foi lançada como uma forma de presente aos fãs. A canção, composta e produzida por Alessia sozinha em seu porão, foi o primeiro single promocional da era. Depois, em outubro, “Trust My Lonely“, segundo single oficial. “Not Today”, segundo single promocional e última música que ouvimos antes do lançamento do “The Pains of Growing” em 30 de novembro.
Todas as canções foram escritas por Alessia e algumas até mesmo produzidas por ela. Ela trabalhou com Pop & Oak, também presentes no “Know-It-All”, em 5 músicas; No I.D. (Kanye West, Jay Z, Drake); Ricky Reed (Lana Del Rey, Lykke Li), entre outros. Os singles da era não possuíram o mesmo êxito comercial que os anteriores, mas o álbum foi elogiado pela crítica especializada. The New York Times considera que até seus deslizes são cativantes; “em todo o ‘The Pains Of Growing’, ela possui um estilo único”, diz a Rolling Stone.
Home is wherever I live
No início de 2019, anunciou que entraria em turnê no Canadá para divulgar seu segundo álbum de estúdio e que se juntaria a Shawn Mendes na Shawn Mendes The Tour. A etapa europeia da turnê de Mendes aconteceu de março a abril; em maio, Alessia realizou 11 shows da The Pains of Growing Tour; em junho, voltou à estrada com Shawn pelos Estados Unidos e Canadá e permanecerá até o final de agosto.
Mesmo com o ritmo exaustivo da turnê, ela realizou algumas sessões de estúdio com Jon Levine, produtor de “Not Today”, e disse que está preparando um projeto que será lançado em breve.