Com 20 anos, Alessia Cara já conquistou mais coisas do que muitos artistas durante suas vidas inteiras. Ela já abriu shows para o Coldplay, já teve duas faixas do seu álbum de estréia Know-It-All nos charts da Hot 100, incluindo um top 5 com o hit “Here“, ela já cantou no mesmo palco que a Beyoncé. Com seu sucesso, dá pra imaginar que as notificações da Alessia são um fluxo constante de elogios e apoio – mas a artista canadense diz que isso não poderia estar mais longe da verdade.

Depois de fazer uma de suas maiores apresentações até hoje no evento Dick Clark’s 2015-2016 New Year’s Eve, Alessia disse ao Mic que ela ficou chocada com a negatividade quando nós conversamos depois de uma performance particular no DreamYard Project, um centro de artes para os jovens do Bronx.

Alessia disse que foi chamada de “sem teto” e disseram que parecia que ela “trabalhava no Walmart” por vestir um par de jeans cinza durante sua apresentação. “A coisa que mais me incomodou foi que a maioria dos comentários vieram de outras mulheres,” Alessia disse.

Ao invés de ter medo das críticas, no entanto, Alessia rebelou-se contra as normas da indústria da música, bem como os padrões de beleza impostos pela sociedade.

“Parece certo ser eu mesma enquanto canto sobre auto-aceitação,” Alessia tweetou. “Toda vez que eu performo essa música [Scars To Your Beautiful], eu estou escolhendo ser 100% natural.”

 

 

 

“Como uma artista e mulher entrando nessa indústria, tem um padrão sobre como uma pop star é e se eu me encaixo naquilo,” Alessia disse. “Com todas as coisas que estão acontecendo no mundo com as raças e todos esses conflitos que estão acontecendo, eu acho que essa foi uma hora bem legal pra lançar a música porque eu quero que as pessoas lembrem que isso vai além da aparência. Beleza pode vir de dentro, e eu acho que as pessoas estão esquecendo da beleza em outras pessoas.”

 Alessia foi à um almoço no Bronx e performou seu mais novo single para um local cheio de adolescentes explorando suas paixões por música e arte. Foi o contrário de uma performance de uma pop star – Alessia apareceu usando jeans e uma blusa vermelha, com o cabelo natural, parada em frente à sua audiência com um único guitarrista e amplificador enquanto a plateia de 20 a 30 pessoas filmavam a experiência no Snapchat.

“As pessoas dizem que eu não me visto como uma pop star, ou que eu não me visto na moda,” Alessia disse durante sua entrevista ao vivo no Facebook com o Mic. “Tudo que eu sempre quis fazer é cantar minhas músicas e passar minha mensagem por elas, mas tudo que as pessoas se importam é em o que eu estou vestindo… As pessoas foram muito manipuladas a acreditar que isso é o que importa.”

“É muito triste ver mulheres pensando que essa é a maneira certa de se falar pela primeira vez com outras mulheres, e a maneira certa de se pensar.”

Entretanto, Alessia diz que ainda tem esperança. “Eu sou inspirada por muitas mulheres agora na indústria, eu acho que nós estamos em um nível realmente bom na música onde as pessoas são livres pra dizer o que querem dizer e fazer o que querem fazer,” ela disse.

 

Clique aqui e confira a matéria original no site Mic.