Faltando pouco para encerrar o ano de 2019 e completarmos mais uma década, a Billboard listou as 100 músicas que fizeram diferença no mercado fonográfico no período de 2010 a 2019. A lista conta com hits de AdeleAriana GrandeDemi LovatoBillie EilishBeyoncé e muito outros, incluindo Logic com seu single “1-800-273-8255”, parceria com Alessia CaraKhalid, que teve um grande impacto por abordar o tema suicídio.

Sem mais delongas, confira na íntegra a tradução do artigo da Billboard que pontua a importância desta música na década de 2010:

“[Essa música] me fez perceber as coisas importantes na vida.”

A Billboard está celebrando a década de 2010 com dissertações sobre as 100 canções que consideramos definir o que esses anos foram — as canções que tanto moldaram quanto refletiram a música e a cultura do período — com ajuda de alguns dos artistas, colaboradores e insiders da indústria para contar suas histórias.

“1-800-273-8255” de Logic não apenas atingiu o pico de #3 na Billboard Hot 100 em setembro de 2017 e recebeu uma indicação ao Grammy de canção do ano em 2018, ela facilitou a procura de ajuda por milhares de ouvintes que talvez precisassem — apenas por aumentar a visibilidade de um número de telefone crucial.

A faixa, que leva título da melhor forma para contatar o National Suicide Prevention Lifeline (Centro de Valorização da Vida) e conta com a participação dos então ascendentes cantores/compositores Alessia Cara e Khalid, levou ouvintes à uma jornada lírica que garantiu definitivamente que a vida merece ser vivida. Logic faz rap sob a perspectiva de um indivíduo batalhando contra a depressão, enquanto Cara empresta sua acolhedora voz no segundo verso sob o ponto de vista de um operador de uma Lifeline. Khalid termina a canção triunfantemente, voltando atrás enquanto o autor da chamada cujos sentimentos anteriores de inutilidade agora são substituídos por esperança.

Logic já falara publicamente sobre sua saúde mental no passado, e disse à Recording Academy em 2017 que a percepção da sociedade sobre esses problemas incitaram-no a escrever uma canção focada no tópico.

“Eu tive medo por tanto tempo de dizer isso porque a sociedade me fez acreditar que minha ansiedade é estúpida e não deveria ser discutida, ou que suicídio, ‘quem liga, quem é fraco o suficiente para se matar?'”, ele explica. “O que é a coisa mais terrível, nojenta e feia que alguém pode dizer… É por isso que eu decidi escrever sobre esses temas, porque eu estava tão amedrontado de escrever sobre eles”.

Além de ter um assunto sério, Logic — com ajuda do frequente produtor e colaborador Arjun “6ix” Ivatury — verificou-se de que a faixa estivesse sonoramente mais encorajadora do que melancólica. “Logic foi muito inteligente em saber que a música deveria estar equilibrada com a escuridão do tema,” conta 6ix à Billboard sobre a produção da música. “Por isso nós deixamos todos os instrumentos bem suaves, ricos e simples, a fim de que a mensagem seja passada da maneira mais eficaz possível.”

“1-800-273-8255” virou o primeiro hit Top 10 de Logic e Khalid, e quarto de Alessia Cara. As ligações para a linha do Centro de Valorização da Vida cresceram 50% depois da performance do trio no MTV VMAs em 2017, por estatísticas dadas pela Vibrant Emotional Health, que trabalha junto com a linha de prevenção. No dia do lançamento da música em abril de 2017, a linha experienciou o segundo maior volume de ligações diárias, com aumento de 27 por cento.

Músicas com letras relativas a problemas de saúde mental tais como ansiedade e depressão, como “In My Blood” de Shawn Mendes, “Fake Happy” do Paramore, e “Breathin” da Ariana Grande, tem sido mais notáveis nos anos ‘10, particularmente a segunda parte desta década. No entanto, “1-800-273-8255” foi uma das únicas faixas na década de 2010 que teve estatísticas verificadas para indicar sua influência social.

“Agradecemos Logic por levantar a conscientização da linha de prevenção e seu serviço 24h, compartilhando uma história poderosa de esperança e recuperação, e adicionando sua voz criativa à mensagem de prevenção ao suicídio”, diz Kimberly Williams, presidente do Vibrant Emotional Health, em um depoimento.

6ix admite que não haviam expectativas de que a música se tornaria algo tão grande. Enquanto diz que ele e Logic se empenhavam para criar “hits” no passado, ter uma música que saiu tão “organicamente” se tornando a que criou um dos maiores impactos é algo que nem palavras podem descrever.

“Isso vai mostrar que todo mundo passa por problemas, e isso realmente ressoou com todos que ouviram a música,” ele diz. “É sempre uma bênção poder trabalhar com música, mas músicas com essência faz valer muito mais a pena… Há muitas pessoas sofrendo por aí porque eles acham que ninguém se importa com eles. Às vezes tudo que precisam é de um amigo e alguém para conversar. ‘1-800-273-8255’ me fez perceber as coisas importantes da vida.”

Confira o artigo original clicando aqui.